EN

13/06/2017 a 27/06/2017

12 horas de duração

Cidades Inteligentes

Tecnologias inclusivas, Blockchain e Inovação Cívica

Gabriel Aleixo, Fabro Steibel e Vitor Vicente

19:00

sobre

O surgimento de novos paradigmas redefine o papel e as oportunidades da tecnologia nas grandes cidades. A partir disso, como construir um futuro mais horizontal e descentralizado, entendendo as mudanças nas relações econômicas e sociais e, mais importante, como transformar as metrópoles em organismos mais abertos, humanos e resilientes?

Além de uma reflexão sobre o futuro das cidades inteligentes, o curso abordará temas como Governo Aberto, Big Data, Tecnologia Blockchain, Inovação Cívica, Internet das Coisas e Organizações Autônomas, buscando entender como a aplicação desses conceitos e de tecnologias de descentralização de confiança e tomada de decisão impactam as relações econômicas e sociais nos centros urbanos.

ementa

13/06 | Cidades Inteligentes: da competição à cooperação
Victor Vicente e Gabriel Aleixo

· O que torna uma cidade inteligente?

· Os pilares de inteligência na cidade

· Entre eficiência e vigilância: limites das cidades inteligentes

· Introdução à descentralização e inovação cívica com blockchain

 

20/06 | A vanguarda do governo aberto na América Latina
Fabro Steibel

· Iniciativas pioneiras de transparência, participação e accountability internacionais

· Estudos de caso de cidades latino-americanas

· Inovação cívica e poder público

· Tecnologia no combate à corrupção

· O blockchain no governo aberto do Brasil (ou quase isso)

 

22/06 | Blockchain e aplicações na cidade
Gabriel Aleixo e Victor Vicente

· A emergência da tecnologia Blockchain

· O problema da economia dos intermediários

· Contratos inteligentes e organizações autônomas

· Uma breve história do futuro: a promessa Blockchain

· Quando usar e quando não usar Blockchain

 

27/06 | Futuros possíveis para as megacidades
Gabriel Aleixo e Victor Vicente

· Internet das coisas: protocolos e uso atual

· Inteligências Artificiais e Machine Learning

· Cidadania inteligente e a metrópole

Objetivo do Curso

Através de estudos de caso, da abordagem dos conceitos anteriormente citados e de reflexões acerca do futuro próximo das cidades inteligentes, o curso pretende investigar a relação entre tecnologia, cidadania, internet e governo e apresentar princípios de desenvolvimento e design para a criação de soluções baseadas na tecnologia Blockchain com foco em transparência e automação.

Para quem é este curso?

Jornalistas, empreendedores, cientistas sociais, arquitetos, designers, produtores culturais, cientistas da computação, funcionários públicos e profissionais do terceiro setor.

O que você leva deste curso?

Ao final do curso, os participantes estarão aptos a discutir sobre princípios de Governo Aberto, Cidades Inteligentes e Inovação Cívica, funcionamento da tecnologia Blockchain, seus impactos sociais e econômicos, além de princípios de desenvolvimento e design para a criação de soluções com foco em transparência e automação.

Facilitador

Gabriel Aleixo

Graduado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE). Possui cursos de Inovação, Criptografia, Psicologia e Filosofia da Mente pela Universidade de Cambridge, Reino Unido. Integrante do conselho consultivo da Equilibrium Empresas no campo de Inovação. Desenvolvedor de negócios da A Star. Co-criador e apresentador da websérie Bitcoin em Português. Foi diretor de projetos da FGV Júnior Consultoria & Finanças, quando liderou consultores responsáveis pelas áreas de empreendedorismo e planejamento estratégico da empresa. Pesquisador do ITS Rio, atuando desde 2013 nas frentes de Bitcoin, tecnologia blockchain, segurança digital e educação online.

Facilitador

Fabro

É professor de inovação e tecnologia na ESPM Rio (Brasil), é o Pesquisador Independente da Parceria de Governo Aberto no Brasil, e fellow em governo aberto pela Organização dos Estados Americanos. Foi pesquisador visitante na Universidade das Nações Unidas e na Universidade da Califórnia San Diego. Possui pós-doutorado em consultas públicas pela UFF (Brasil) e doutorado em Comunicação pela Universidade de Leeds (UK). Há mais de dez anos trabalha com pesquisa e projetos aplicados sobre tecnologia e sociedade para organizações como Unesco, Parlamento Europeu, Comissão Europeia, Mercosul e IDRC, além de publicar na área de Direitos Humanos, governo aberto e tecnologia. É diretor executivo do ITS Rio.

Facilitador

Victor Vicente

Victor é coordenador de comunicação do ITS Rio e mestrando em Tecnologias da Comunicação e Estéticas no PPGCOM da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Se interessa por aplicações tecnológicas que proporcionem impacto social positivo e distribuído. É graduado em jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e pós-graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM. Trabalhou por dois anos no Grupo In Press e possui experiência de cinco anos na área de Comunicação Institucional.

12 horas de duração Cidades Inteligentes

A realização do workshop está sujeita à quantidade mínima de matrículas.

Este curso será realizado presencialmente no Rio de Janeiro: Praça Santos Dumont, 80 – Gávea.

Este curso está sujeito a alteração de facilitadores sem aviso prévio.

13/06/2017 a 27/06/2017 - 19:00 - 22:00 - Rio de Janeiro

valor: R$1.200,00