EN

28/08/2017 a 30/09/2017

36 horas de duração

Design Thinking

Pesquisa, processos e prática

Samara Tanaka

19:00

sobre

Olhar para a ponta antes de inovar: este é um dos fundamentos do Design Thinking, uma ferramenta que traz uma nova forma de identificar e solucionar os maiores desafios das empresas e das pessoas no século XXI. A partir do dia 28/08, a LAJE traz um curso sobre o tema. Serão 12 aulas em 3 módulos, que trarão desde as definições básicas do Design Thinking até o processo de colocar em prática o que você aprendeu.

POR QUE O DESIGN THINKING?

Estamos vivendo um grande período de transformação, tanto do ponto de vista econômico quanto político e social. E este é o momento certo para aprender a pensar diferente. O filósofo Edward de Bono traz esta: “Para um novo milênio, uma nova forma de pensar”.

Em um cenário de mudança, o Design Thinking surge como uma ferramenta para descobrir novas soluções para problemas das empresas. Ele é centrado nas pessoas e permite revelar a visão holística do desafio ou o problema a ser trabalhado.

Confira como foi a última edição:

 

ementa

Módulo 1 – Pesquisa e Análise

28/08 – 19h às 22h
AULA 01 – Introdução aos princípios do Design Thinking
Apresentaremos fundamentos básicos do Design Thinking e entenderemos por que razão e de que forma ele se tornou importante para o processo de inovação dentro de muitas empresas atualmente. Apresentação dos conceitos de empatia, experiência do usuário, processo centrado no usuário, colaboração, entre outros.

 

30/08 – 19h às 22h
AULA 2 – A pesquisa como ignição do processo de inovação
Entenderemos os motivos pelos quais a fase de pesquisa é fundamental em um projeto de Design Thinking e de que forma as escolhas de métodos e abordagens de pesquisa podem estabelecer diretrizes importantes para o desenvolvimento de um processo de inovação. Apresentação dos métodos de pesquisa utilizados no Design Thinking.

 

04/09 – 19h às 22h
AULA 3 – Analisando e sintetizando dados coletados
Nesta aula aprofundaremos aspectos das técnicas de pesquisa e aprenderemos técnicas para análise e síntese de dados coletados e consolidação de insights a partir dos insumos gerados.

 

Módulo 2 – Experiência do usuário e ideação

06/09 – 19h às 22h
AULA 04 – Ponto de Vista
Definiremos um ponto de vista a partir da pesquisa feita na aula anterior para se que possamos nos aprofundar na jornada do usuário, identificar os pain points e gerar soluções preliminares para o desafio identificado. Exposição de conceitos e ferramentas.

 

11/09 – 19h às 22h
AULA 05 – Visão na experiência do usuário
Abordaremos a visão holística da experiência do usuário e como o ponto de vista a partir do usuário torna o processo de inovação mais humanizado, centrado em suas necessidades e desejos, e com foco específico na experiência final de quem se beneficia da solução criada. Análise de conceitos e prática de ferramentas com foco na experiência do usuário.

 

13/09– 19h às 22h
AULA 06 – A mágica da ideação
Nesta aula iremos nos aprofundar nas questões sobre como a criatividade fundamenta a inovação e como a ideação acontece dentro do processo do Design Thinking. Apresentação de métodos e ferramentas de ideação e aplicação “on the spot”.

 

18/09 – 19h às 22h
AULA 07 – Processo Criativo
Iremos refletir sobre os conceitos de criatividade e o pensamento lateral, e entenderemos por que razão a criatividade se tornou peça-chave em processos de inovação. Exercícios de criatividade e sensibilização.

 

Módulo 3 – Prototipagem

20/09 – 19h às 22h
AULA 08 – Tornando a ideia tangível
Como tangibilizar um conceito e transformar uma ideia que estava num papel em algo concreto, de forma que ela possa nos ajudar a evoluir a ideia inicial? Iremos entender o conceito de protótipo e vivenciar na prática a experiência da prototipação de uma ideia.

 

25/09 – 19h às 22h
AULA 09 – Service Design
Nesta aula iremos apresentar os conceitos e processo do Design de serviço, uma metodologia de inovação para desenho e melhoria de serviços baseada na abordagem de Design Thinking de Serviços. Apresentação de cases e exercícios.

 

27/09 – 19h às 22h
AULA 10 – Visão estratégica: prototipagem de negócios
Nesta aula iremos nos aprofundar em estratégias de prototipagem, em especial em formas de prototipar aspectos do modelo de negócio (ou de sustentabilidade) das soluções geradas

 

30/09 – 10h às 17h
AULAS 11 e 12 – Projeto aplicado
Nesta aula final, iremos proporcionar uma experiência 100% prática, aplicando todo o conhecimento gerado ao longo do curso, passando por todas as macro-etapas de um projeto de Design Thinking e praticando as ferramentas e conceitos ensinados no projeto aplicado de um desafio real de uma ONG. Apresentação final de ideias para o parceiro/ representante do projeto aplicado.

Para quem é este curso?

Para profissionais das mais diversas áreas que desejam aprender como usar o Design Thinking em seus contextos profissionais. Você vai conhecer novas formas projetuais para soluções de problemas por meio dos métodos visuais, analíticos e criativos provenientes do design. O curso também é uma ótima ferramenta para designers que queiram voltar às origens e vivenciar novamente o processo completo e empático de um projeto.

O que eu levo desse curso?

Você irá descobrir uma nova forma de solucionar problemas da sua empresa por meio do olhar projetual e desprendido de um designer. Ao final do curso, os alunos terão a chance de colocar e prática os conceitos aprendidos trabalhando em um desafio real, por meio de um projeto aplicado de uma ONG que desenvolve
trabalho com impacto social.

Coordenadora

Samara Tanaka

Designer Estratégica com experiência em consultoria de inovação.
Mestre em Design Integrado pela Koeln International School of Design (Alemanha) e graduada pela Esdi/UERJ. Realiza diversas iniciativas de inovação social e anima Design Aberto P2P com o objetivo de compreender como o fazer e pensar do design podem auxiliar a resolver questões sociais de forma coletiva. Foi selecionada pela Aliança das Civilizações da ONU como um dos 75 empreendedores sociais do mundo para participar da UNAOC/EF Summer School em 2014. É professora colaboradora de Design Estratégico na PUC-Rio e co-autora do livro Gamification, Inc.

Facilitador

Guilherme Velho

Administrador de Empresas, é especialista em Economia Criativa, Inovação e Gestão de Negócios Culturais. Trabalha há 15 anos com fomento ao empreendedorismo. Sua experiência inclui a coordenação do Programa Shell Iniciativa Jovem, a direção da Experimental AD\Venture e a chefia executiva das Incubadoras Rio Criativo. Hoje leciona em MBAs pela FGV e UFRJ. Como consultor parceiro da Affero Lab, desenvolve o tema da Inovação junto à Bayer, BBMapfre, Cnova, Cosan, Gerdau, Globo.com, Itaú, Mondelēz, Neoenergia, Rede Globo, dentre outras empresas. É também residente do Templo Coworking, baterista de meia-tigela e um grande apaixonado por Sci-Fi.

Facilitadora

Carla Cipolla

Carla Cipolla está envolvida desde 2004 em projetos com foco em design de serviços e inovação social na Europa, África e no Brasil, onde no momento é professora na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro / COPPE. Carla tem capítulos publicados nos primeiros livros em design de serviços lançados internacionalmente, sendo uma pesquisadora pioneira no setor. Sua tese de doutorado uma das primeiras no tema, defendida no Politécnico de Milão em 2007. Ela é coordenadora da Rede DESIS (Design for Social Innovation and Sustainability) que reúne mais de 40 laboratórios de design em todo o mundo, em instituições de ensino superior, com o objetivo de promover mudanças sociais. Sua principal atividade de pesquisa e design está relacionada ao desenvolvimento de serviços baseados em colaboração, compartilhamento e relações interpessoais entre usuários.

Facilitador

Guilherme Toledo

Designer graduado pela PUC-Rio, especialista em Desenvolvimento Estratégico Sustentável e Pedagogia Empresarial. Com mais de quinze anos de experiência nas áreas de Comunicação Visual e Design Estratégico, é professor do departamento de Artes & Design e da Coordenação de Empreendedorismo da PUC-Rio. Desenvolve cursos e projetos relacionados à aplicação do Design Thinking no desenvolvimento de inovação em organizações, na criação de startups e na realização de projetos de impacto social por equipes multidisciplinares.

36 horas de duração Design Thinking

A realização do workshop está sujeita à quantidade mínima de matrículas.

Este curso será realizado presencialmente no Rio de Janeiro: Praça Santos Dumont, 80 – Gávea. Este curso está sujeito a alteração de facilitadores sem aviso prévio.

Este curso está sujeito a alteração de facilitadores sem aviso prévio.

28/08/2017 a 30/09/2017 - 19:00 - 22:00 - Rio de Janeiro

valor: R$2.800,00