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31/08/2017 a 09/10/2017

36 horas de duração

Digital Branding

Estratégia de marca no ambiente digital

Rodrigo Galvão

19:30

sobre

Qual é a importância de manter a consistência de valor de uma marca no ambiente digital e potencializar experiências de consumo com estratégias de marketing digital?

Sempre defendemos que o Branding é um instrumento fundamental para a construção de valor para Marcas. E, quanto mais relevante para as pessoas e para o mundo, mais valiosa é uma Marca. Mas nada disso vale se, no mundo digital, a Marca não tiver uma boa estratégia, conteúdo inteligente, engajamento com o consumidor, análise de métricas de performance e comunicação e experiência assertivas.

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Aula 1 – Branding – Apresentação e Conceitos – 31/08

Facilitador: Equipe Ana Couto Branding

 

Não existe posicionamento de Marca no ambiente digital sem a construção da Marca em si. Esse encontro busca apresentar os principais conceitos de Branding sob a ótica da presença de Marcas nos canais digitais, definindo claramente como atuar nesse ambiente propício a conversas e trocas diárias.

 

Abordaremos conceitos como propósito de marca e proposta de valor; missão, visão e valores; universo verbal e visual; território de marca e tom de voz

 

Exercício prático: Usando a metodologia da Ana Couto Branding, desenvolveremos a proposta de valor da marca, a partir dos objetivos da empresa e das necessidades dos consumidores.

 

Aula 2 – Presença Digital da Marca – 04/09

Facilitador: Rodrigo Galvão

 

Com um número de redes e ferramentas cada vez maior, definir em quais lugares sua Marca deve estar é uma das primeiras e principais decisões da empresa.

 

Com os conceitos de Branding apresentados, entraremos a fundo no universo do Marketing Digital, apresentando e definindo os espaços prioritários que uma Marca pode preencher, a partir do pilar tráfego, engajamento e conversão. Trabalharemos também os principais KPIs (Key Performance Indicators) que compõem uma estratégia digital bem planejada.

 

Exercício prático: Usaremos uma Marca fictícia ou a empresa de cada participante para elaborar um diagnóstico de Marketing digital e analisar a atual presença online da marca.

 

 

Aula 3 – Search Engine Marketing – 06/09

Facilitador: Renato Beralzir

 

Uma sólida compreensão de Search Engine Marketing é vital para uma campanha digital bem sucedida. Você aprenderá sobre o princípio da encontrabilidade; como seu site é encontrado e ranqueado pelo Google; o cenário de pesquisa online e como detectar tendências de busca .

 

Exercício Prático: Vamos utilizar uma empresa para estruturar uma estratégia de presença no Google com links patrocinados e otimização por meio de SEO on e off-page.

 

Aula 4 – Video: estratégia, conteúdo e performance – 11/09

Facilitadora: Camila Gadelha

 

Sabemos que o vídeo é um caminho sem volta para engajar o público. Mas e se a sua Marca fosse uma YouTuber?

 

Nesse encontro, vamos apresentar as características e o crescimento desse tipo de mídia, focando nas oportunidades para as Marcas se posicionarem e disputarem uma audiência  cada vez mais influenciada com ofertas de consumo de conteúdo.

 

Exercício prático: Proporemos um desafio e debatermos sobre como uma empresa poderia se aproveitar do vídeo como parte efetiva de sua estratégia de Marca.

 

Aula 5 – Mobile Experience – 13/09

Facilitadora: Camila Gadelha

 

A comodidade dada às pessoas pelos smartphones moldou comportamentos e fez surgir novos serviços. Logo, estar disponível e conseguir oferecer aos seus consumidores mais praticidade com apenas alguns toques é uma grande oportunidade.

 

Mostraremos como utilizar o poder das tecnologias móveis para acessar os consumidores cada vez mais “on the go” e dentro do contexto de suas vidas com extrema pertinência. Vamos explorar conceitos importantes e exemplos práticos, como as possibilidades do geofencing dentro da jornada do consumidor.

 

Exercício prático: usando uma empresa como exemplo exploraremos a jornada de um consumidor típico da Marca para identificar oportunidades mobile.

 

Aula 6 – Mídias Sociais: ênfase em Facebook – 18/09

Facilitador: a confirmar

 

A maior rede social do mundo contará com uma aula exclusiva no curso. Conheceremos as principais estratégias de relacionamento utilizadas por grandes marcas, além de apresentar de forma prática, os principais recursos e as ferramentas mais recentes disponíveis para o gerenciamento de páginas no Facebook.

 

Exercício prático: criação de um anúncio fictício para uma empresa desenvolvendo técnicas de público-alvo, persona e segmentação.

 

Aula 7 – Mídias Sociais – ênfase em Instagram – 20/09

Facilitador: a confirmar

 

Com uma proposta de valor extremamente visual, o Instagram provocou uma grande mudança no comportamento e interação dos usuários. Ainda poucas marcas utilizam a real capacidade desta rede social.

 

Neste encontro  aprenderemos a posicionar a Marca de maneira assertiva no Instagram a partir de publicações que engajem e criem vínculos emocionais com os seguidores.

 

Aprenderemos também a trabalhar com influenciadores digitais e a mensurar resultados.

 

Exercício prático: a partir de algumas marcas pré-definidas, analisaremos sua operação no Instagram e, a partir dos conceitos aprendidos, desenvolveremos uma nova proposta de atuação.

 

Aula 8 – Mídia: oportunidades, objetivos, estratégia e tática – 25/09

Facilitador: Renato Beralzir

 

Com todos os ambientes de Marca preparados, hora de gerar tráfego qualificado para cada um deles e fortalecer a lembrança de Marca.

 

Para isso, vamos apresentar nesta aula as principais oportunidades de mídia digital, bem como os objetivos que podem ser definidos, os quais nortearão o pensamento estratégico e as táticas sugeridas para o plano.

 

Exercício prático: Montar um planejamento de mídia com estratégia e táticas bem definidas para a empresa exemplo.

 

Aula 9 – Analytics e Métricas de Branding – 27/09

Facilitador: Kauê Kury

 

No ambiente digital, todo dia os números podem nos trazer uma realidade diferente que pode ser explorada como oportunidade.

 

Nesse encontro, vamos nos aprofundar em diferentes frameworks de análise de dados digitais, definindo as métricas de Branding que serão observadas ao longo de campanhas e de períodos sem esforços de mídia.

 

Para isso, traçaremos um panorama para acompanhamento de indicadores de sucesso da experiência dos nossos consumidores, seja a partir de mídia de site e outras ferramentas de integração, a fim de entender a complementaridade dos dados e o desafio de alinhá-los num único output.

 

Exercício prático: Vamos criar e programar relatórios personalizados e explorar a geração de insights estratégicos a partir do cruzamento de dados de diferentes plataformas de análise.

 

Aula 10 – Marketing de Conteúdo – 02/10

Facilitadora: Renata Longhi

 

Os modelos tradicionais de propaganda que tentam forçar a venda estão ficando cada vez menos efetivos. O marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido.

 

Aprenderemos a planejar e criar conteúdos de curto, médio e longo prazo e como produzir títulos e artigos persuasivos por meio de conteúdos informativos, emocionais e sociais.

 

Exercício Prático: dividindo a turma em grupos, criaremos um plano de conteúdo para uma empresa determinando objetivos, estratégias e metas.

 

Aulas 11 – Inbound Marketing – 04/10 

Facilitador: Rodrigo Galvão

 

No Marketing digital não existem fórmulas mágicas, no entanto há um processo bem definido para gerar clientes. Nesta penúltima aula falaremos sobre a metodologia do Inbound Marketing, conhecendo em detalhes cada um de suas cinco etapas: Atração, Conversão, Relacionamento, Venda e Análise.

 

Exercício prático: dividindo a turma em grupos, desenharemos a jornada do compra e o funil de vendas de uma empresa a escolha de cada equipe.

 

Aulas 12 – Planejamento e Estratégia – 09/10

Facilitador: a confirmar

 

Nessa aula, você vai aprender a montar um planejamento estratégico de marketing digital, usando todos os conceitos e conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores. Além disso aprenderá a fazer uma definição clara de público e escolher as melhores formas e caminhos para atingir esses objetivos.

 

Exercício Prático: elaboração de um planejamento estratégico digital de marca.

Objetivo do curso

O objetivo do nosso curso é mostrar como o Branding está presente e deve ser trabalhado em todas as pontas de contato com as pessoas, mas principalmente como ele pode e deve ser o ponto de partida do pensamento e permear toda a estratégia de presença das empresas, independente de tamanho ou porte.

Vamos introduzir conceitos, processos e ferramentas do Marketing Digital e do Branding, proporcionando conhecimento sobre o comportamento das Marcas no ambiente digital.

Para quem é este curso?

Profissionais que estejam começando a trabalhar com Marketing Digital ou que queiram entender sobre o assunto. Designers, profissionais de Marketing e empreendedores que estejam começando o próprio negócio e precisem de informações sobre o assunto.

O que você leva deste curso?

- Conhecimentos sobre Marketing Digital;
- Conhecimentos sobre Branding;
- Conceitos sobre mobile marketing;
- Conceitos de UX, Mobile e Web;
- Conceitos e ferramentas de análise e performance;
- Técnicas de planejamento e estratégia digital;
- Habilidades técnicas e skills necessários para construir e manter uma estratégia de SEO eficaz;
- Conhecimentos sobre o uso de vídeo em marketing;
- Conceitos de marketing integrado (marketing digital + mídias sociais);
- Conhecimentos sobre o comportamento de Marcas no ambiente digital.

Coordenador

Rodrigo Galvão

Empreendedor Shell Livewire; Consultor de Inovação do SEBRAE; sócio-fundador da Agência Mesa 4 e Professor da disciplina de Marketing nos MBAs deGestão de Serviços, Logística Empresarial e Gestão de Negócios da Universidade Federal Fluminense.
Pós- graduado pelo MBA em Marketing Estratégico da ESPMRJ, Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e Bacharel em Turismo (UFF).
Atua há mais de 5 anos na área de Marketing com ênfase em planejamento digital, tendo trabalhado com grandes empresas do segmento como a holandesa Booking.com.

Camila Gadelha

Camila Gadelha tem 13 anos de experiência no mercado de comunicação, nesse tempo já trabalhou em branding, digital, BTL, PDV, propaganda e marketing. Depois de abandonar a faculdade de Relações Públicas para se dedicar à uma empresa de merchandising de bandas independentes, Camila seguiu trabalhando em empresas e agências, para grandes clientes como Coca-Cola, Santander, Suvinil, Batavo, entre outros, chegando a ser Diretora de Conteúdo e Engajamento da Artplan, onde foi como responsável por toda a produção de conteúdo e estratégia digital de marcas como o Rock in Rio e Cartões Elo. Recentemente a profissional decidiu respirar novos ares e desbravar a indústria da tecnologia em uma empresa que pretende melhorar o mundo através do software, a ThoughtWorks.

Kauê Cury

Diretor de Integração e Operações Digitais da AlmapBBDO, Young Lion de mídia no Festival de Cannes em 2008 e indicado ao 30 under 30 do Meio e Mensagem em 2013. Passagens por ID\ e Lew’Lara\TBWA, além de experiências em Portugal e Turquia.

Facilitadora

Renata Longhi

Renata é diretora de conteúdo na F.biz, tendo sido a responsável pela consolidação do pensamento de branded content dentro da agência. Possui mais de 10 anos de experiência em Marketing de conteúdo vivenciados junto a grandes marcas como Motorola, Unilever, Avon, Nestlé, Pernod-Ricard, Subaru, Nokia, Microsoft, Land Rover, Lenovo and PwC. É Pós-graduada pelo MBA em Ciências do Consumo (ESPM) e Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero.

Renato Beralzir

Carioca que mora em São Paulo a mais de 7 anos e tem quase 10 anos de experiência na área de publicidade, com foco em planejamento e análise de mídia digital. Passou por agências como Agência 3, F.biz, Lov e Artplan, e atendeu contas como FGV, Fast Shop, Net, Sony, Toyota e Elo. Hoje está no trabalhando no marketing da Elo.

36 horas de duração Digital Branding

A realização do workshop está sujeita à quantidade mínima de matrículas.

Este curso será realizado presencialmente na AHOY Berlin - Av. Prof. Manuel José Chaves, 291 - Alto de Pinheiros, São Paulo - SP

Este curso está sujeito a alteração de facilitadores sem aviso prévio.

31/08/2017 a 09/10/2017 - 19:30 - 22:30 - São Paulo

valor: R$2.800,00